domingo, 1 de outubro de 2017

Quais são os benefícios do silêncio?

Acredite, existem muitos Benefícios do Silêncio


1. O silêncio proporciona paz interior.
Você consegue se lembrar da última vez que você se sentou em silêncio e ouviu o som de sua respiração e sentiu a quietude de sua alma? Momentos como estes são raros, mas precisamos deles, como água ou como o ar que respiramos. Leve alguns minutos por dia para acalmar sua mente, solte todas as questões insignificantes que você não pode controlar e apenas permita-se deixar ser. Sinta a paz interior lavando através de seu corpo. Sinta os benefícios curativos do silêncio e da solidão.

2. O silêncio ajuda a se comunicar em um nível diferente.
Isso sempre me surpreendeu como meu pai poderia simplesmente ficar com sua melhor amiga pescar por horas, sem dizer uma palavra um para o outro. Eu senti que o silêncio precisava ser preenchido com alguma coisa, caso contrário, toda a situação ficou muito estranha e desconfortável. Somente anos depois percebi que existem diferentes formas de comunicação. As palavras nos permitem trocar informações e às vezes expressamos nossos sentimentos. Mas o silêncio é a comunicação das almas.
Há algo mágico sobre apenas sentar-se calmamente com outra pessoa, e estar em completa harmonia consigo mesmo e com o mundo exterior.

3. O silêncio promove a autodescoberta.
O propósito de manter o silêncio externo é encorajar o desenvolvimento do silêncio interno. No entanto, muitas pessoas deixaram sua voz interior morrer na conversa externa. Os benefícios do silêncio vão muito além da tranquilidade interior e da paz mental. O silêncio oferece uma oportunidade para praticar consciência e aceitação. Isso ajuda você a descobrir que tudo o que existe no universo já está dentro de você.

4. O silêncio energiza você.
O ruído externo é cansativo para nossa mente e corpo. Pense nas toneladas de estímulos que você recebe a cada segundo. Pense em todos os bits e informações que seu cérebro tem para analisar, ignorar, memorizar e reter. Então pense em toda a energia que usamos ao pensar, falar e realizar ações. A melhor maneira de recarregar nossa energia é sentar-se por alguns minutos em silêncio e deixar nossa mente e corpo descansarem.

5. O silêncio aumenta a criatividade.
As faíscas criativas raramente chegam até nós quando pensamos muito em algo. A criatividade requer solitude, concentração e acima de tudo o silêncio da mente "não pensante".

6. O silêncio aumenta o foco e a clareza mental.
Mesmo se você se treinou para trabalhar em um escritório barulhento ou em casa com crianças correndo pela casa, seu cérebro ainda está pré-programado para responder e investigar cada som que se destaca do ruído de fundo. Todos esses sons nos distraem e dificultam ficar concentrados. Uma vez que todo o ruído se foi, torna-se muito fácil manter o foco na tarefa em questão e ser mais produtivo.

7. O silêncio predispõe-se a compartilhar.
É muito fácil compartilhar seus sentimentos e pensamentos com alguém que sabe como ouvir. E a maioria das pessoas em nosso mundo de alta tecnologia deseja expressar seus sentimentos, conquistas e preocupações. Eles desejam ser ouvidos. Tudo o que você precisa fazer é manter o silêncio e ouvir. Esta habilidade sozinha é garantida para melhorar seus relacionamentos e ver pessoas que você conheceu durante as idades em uma luz diferente.

Faça a sua resolução hoje para encontrar um lugar calmo onde você pode se esconder de toda a agitação. Com cada respiração profunda, solte tudo o que o incomoda. Feche os olhos e aproveite 10 minutos de benefícios profundos e relaxantes do silêncio e da solidão.

"Nada em toda a criação é tão parecido com Deus quanto o silêncio." - Eckhart

Um comentário:

  1. Muito obrigado pelo conhecimento!!!
    Já tinha noção disso por ter lido o Tao te ching, Bhagavad Gita, e Jung. vocês complementaram de forma linda. ;)

    ResponderExcluir